Compliance

Ética e Transparência

A Verene e a SPE Santa Maria exigem especial atenção ao respeito pelo meio ambiente, aos seus funcionários a aos seus fornecedores a quem confiam a manutenção de linhas e subestações, ou aos fornecedores de materiais e componentes, essenciais para o funcionamento da transmissão de energia elétrica, saúde e segurança de trabalhadores e consumo de energia.  

Ao final de novembro de 2022, após a restruturação acionária, a Verene junto com a SPE Santa Maria, implementaram o novo Código de Ética, cujo objetivo visa estabelecer as novas regras de condutas éticas, a fim de manter a reputação de integridade, honestidade e profissionalismo, através de padrões, regras e princípios de orientação vivenciadas corriqueiramente em situações que envolvam ética e conduta profissional.

O novo Código de Ética estabelece 10 regras a serem seguidas por seus funcionários e prestadores de serviços, sendo elas:

  1. Agir com humildade, bom senso, transparência e integridade;
  2. Cumprir todas as leis, regulamentos e políticas aplicáveis;
  3. Tratar os outros com respeito;
  4. Proteger a confidencialidade das informações;
  5. Evitar conflitos de interesse;
  6. Recusar qualquer presente que infrinja o Código;
  7. Evitar atividades comerciais incompatíveis e ter cautela em atividades externas;
  8. Cumprir as regras que regem as transações pessoais;
  9. Usar recursos apropriados;
  10. Cumprir o código e relatar qualquer situação de não conformidade

Adicionalmente, se porventura, os funcionários ou terceiros descobrirem uma situação que não esteja em conformidade com o Código, deverão denunciá-las imediatamente ao seu superior imediato ou poderá relatar a situação por meio de um sistema seguro de denúncias oferecido e gerenciado por um terceiro independente através dos canais: (i) www.ethics.cdpq.com ou (ii) no telefone 0 800 591 2083. 

Abaixo encontra-se o link de acesso do novo Código de Ética adotado pela Verene e SPE Santa Maria:  Código de Ética